NUMATA, Fernando¹, NEIVA, Thiago Botelho²
A crescente modernização e aperfeiçoamento de técnicas construtivas e melhoria na qualidade e uso de novos materiais empregados na construção civil não estão sendo suficientes para garantir o não surgimento de fissuras em paredes de alvenaria. As fissuras são fenômenos patológicos de maior incidência em paredes de alvenaria. Um correto diagnóstico é fundamental para a identificação das causas e de qual ação deverá ser tomada para eliminar ou minimizar seus efeitos. Diversas são as consequências que as fissuras em alvenaria podem ocasionar em uma edificação, interferindo na durabilidade, estética e na estrutura. Nesse contexto, o presente artigo apresenta algumas características, causas, efeitos e possíveis tratamentos relacionados às fissuras ocasionadas por recalques de fundação em alvenaria estrutural, propõe métodos corretivos mais adequados a serem executados visando o restabelecimento da funcionalidade da edificação e conclui pela relevância de identificar e eliminar a ocorrência de fissuras.
- MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública (FGV – Fundação Getúlio Vargas), MBA em Gestão em Engenharia de Custos (IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos), Especialista em Gerenciamento de Projetos (Faculdade Internacional Signorelli) e Especialista em Engenharia de Telecomunicações (UNESP- Universidade Estadual Paulista). Graduado em Engenharia Civil e Ambiental (UNESP -Universidade Estadual Paulista).
- Especialista em Saneamento Ambiental (AVM Faculdade Integrada) e em Licenciamento Ambiental (AVM Faculdade Integrada). Graduado em Engenharia Civil e Ambiental (Universidade de Brasília).
Clique aqui para efetuar o download do material em formato PDF.