As sondagens de solo são imprescindíveis na geotecnia, como sabem os profissionais da área. Para que uma obra geotécnica tenha a qualidade necessária é preciso que as sondagens de solo sejam feitas de acordo com as normas nacionais que regulamentam a prática. Não é isso, no entanto, o que acontece em muitas situações. O descumprimento das normas técnicas de sondagens faz com que a segurança de uma obra fique comprometida desde o início.
Para mudar esse cenário, três associações civis ligadas à engenharia resolveram adotar iniciativas bem práticas. Elas vão, juntas, oferecer cursos de formação para sondadores e vão também certificar as empresas que prestam esse tipo de serviço.
ABMS, ABEG (Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica) e a ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia) uniram-se para criar cursos de formação para sondadores e para certificar empresas que prestam esse tipo de serviço. O objetivo é formar profissionais qualificados e contribuir com o setor atestando a qualidade técnica das empresas do ramo.
Em carta aberta à comunidade técnica, as entidades explicam os pontos que motivaram a iniciativa e quais serão os próximos passos. Leia abaixo a íntegra:
Clique aqui e acesse o conteúdo completo.
Parabéns as três entidades por esta iniciativa que irá contribuir para a qualidade técnica das sondagens e dos profissionais e empresas envolvidas. Vou certificar minha empresa e funcionários. Melhoria contínua para uma engenharia geotécnica de qualidade.